Siga-nos em:

facebook.png
twitter.png
ECP LOGO 2 colour.png
naturalGis.png
Digiterra.png

Parcerias

Untitled-8.png
ACR.png
poligono.png

Mecenas

Patrocínios

Apoios

Sep.png
Pedro.png
Trimble.png
exercito.png
Lantastic.png
camara.png
marco.png

Proteção de Dados

Proteção de Cookies

Termos e Condições

Política de Privacidade

© 2019 by SHN - Sociedade de História Natural

Todos os direitos reservados

Departamento de Educação e Formação

Sobre o Departamento de Educação e Formação

O Departamento de Educação e Formação da Sociedade de História Natural tem como principais objetivos a organização e concretização de um plano de formações e workshops  e a promoção de actividades pedagógicas adaptadas a um público-alvo diverso.

 

Pretende-se, em primeiro lugar, e de acordo com os objectivos estatutários da SHN, proporcionar um leque de oportunidades formativas em distintas áreas, permitindo igualmente o contacto direto e a valorização do património existente na região, e em particular do acervo paleontológico e arqueológico da Instituição.

 

Desta forma, estão a ser estudadas um conjunto de actividades relacionadas com áreas distintas, como a Paleontologia, Arqueologia, Biologia e Geologia, para as quais se conta com o contributo de especialistas na área, assim como profissionais da área educacional.

Os Ateliers Pedagógicos têm como  objectivos principais: divulgar o contexto paleontológico, geológico e arqueológico da região oeste; sensibilizar a população para o património natural e humano existente (local, nacional e internacional) e para a importância da sua preservação; incentivar o gosto pela descoberta; fomentar o gosto por diversas áreas, como a História, a Arqueologia, a Geologia, Biologia e a Paleontologia;  facilitar a compreensão da história natural e humana através dos vestígios locais e promover um processo de ensino e aprendizagem interactivo através de um contacto directo com as realidades paleontológicas e arqueológicas, partindo de réplicas e instrumentos pedagógicos variados. 

 

 

Actividades desenvolvidas 

 

Através das colecções de fósseis, minerais e vestígios arqueológicos da Sociedade de História Natural, propômos uma viagem ao passado mais longínquo da região oeste, em particular do concelho de Torres Vedras.

 

Cada actividade dura entre duas horas e trinta minutos a três horas e tem como público-alvo a população escolar do 1º ciclo do ensino básico.

 

 

Os ateliers pedagógicos realizam-se mediante marcação prévia pelo telefone ou por e-mail, com a antecedência mínima de duas semanas.

Equipa

Ana Duarte

Directora do Departamento

Possui licenciatura em História, variante de Arqueologia, assim como o Ramo de Formação Educacional em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Concluiu no ano de 2013 o Mestrado em Educação.TIC e Educação à Distância no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolveu, nos últimos anos, funções como professora de História, tendo lecionado a disciplina a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário. Paralelamente, desempenhou a função de formadora no âmbito da formação de adultos e jovens adultos (ensino profissional). Desta forma, tem trabalhado desde sempre com diferentes realidades sociais e culturais.Organizou e monitorizou, nos últimos anos, distintas atividades pedagógicas e ações de formação no âmbito do DEF da Sociedade de História Natural.

 

educacao@alt-shn.org

Anabela Vieira

Membro do Departamento

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa. É professora do ensino básico e secundário e leciona na Escola Básica 2,3 do Maxial, onde desempenha a função de professora bibliotecária.

Vera Novais

Membro do Departamento

Bióloga de formação e com fortes interesses ecológicos e ambientais, realizou investigação científica em monitorização ambiental. Desde 2007 tem desenvolvido actividades de educação ambiental e educação para as ciências em várias instituições.O mestrado em Comunicação de Ciência (que frequenta) e os programas lúdico-pedagógicos que desenvolve resultam do desejo de fomentar uma maior ligação entre as pessoas e o mundo que as rodeia, recheá-las de valores ambientais e animá-las com curiosidades científicas.

Corina Melo

Membro do Departamento

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Participou em diversos projectos no âmbito da educação e ambiente. É professora do ensino básico e secundário e leciona atualmente no Agrupamento de Escolas do Cadaval, onde coordena o projecto Ecoescolas e colabora na dinamização do projecto "Clube de Ciências".