top of page

Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia

Sobre o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia

Laboratory of Paleontology and Paleoecol

O Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural (SHN) possui as competências técnicas e científicas adequadas para a investigação e gestão de património paleontológico. Este laboratório, para além de contar com uma equipa de investigadores associados e investigadores efetivos (nacionais e internacionais), proporciona aos seus sócios a possibilidade de lidar de perto com o manuseamento, tratamento, preparação e gestão de coleções de fósseis que compõem o seu acervo. Aliada a estas atividades, uma produtiva atividade de campo tem assinalado um conjunto de novas jazidas contendo restos osteológicos de dinossauros.

Nos últimos anos a SHN tem vindo a efetuar as seguintes ações:

  • Preparação do acervo paleontológico;

  • Acondicionamento e conservação do acervo paleontológico;

  • Inventariação e catalogação dos espécimes que integram a coleção;

  • Estudo e publicação de espécimes pertencentes à coleção paleontológica em revistas científicas internacionais;

  • Escavações paleontológicas no Jurássico Superior da região, enquadradas em projetos de investigação ou em ações de mitigação de impactos e avaliações sobre jazidas em perigo de destruição;

  • Inventariação de jazidas. As numerosas ocorrências de fósseis, em particular dinossauros, no Jurássico Superior da região, obrigam-nos a uma constante atualização de dados, tendo para esse efeito sido criado o Projeto SIGAP, que não só a procede à georreferenciação das inúmeras jazidas com vertebrados fósseis como também abrange uma potencial fonte de dados para a criação de modelos tafonómicos;

  • Monitorização de jazidas. Dos vários tipos de dados obtidos pelo Projeto SIGAP, inclui-se a criação de modelos erosivos e impactos da ação humana sobre as respetivas jazidas, resultando assim no planeamento de ações de salvaguarda e mitigação sobre as mesmas, resultando frequentemente em escavações paleontológicas de diagnóstico ou de emergência;

  • Prospeção sistemática, com a finalidade de descobrir novos dinossauros e outros vertebrados fósseis.

IMG_0017.JPG

Equipa

Bruno Camilo Silva

Director do LPP

Curador da Colecção de Paleontologia de Vertebrados da SHN. Tem coordenado nos ultimos 15 anos várias campanhas paleontológicas no Jurássico Superior da região Oeste de Portugal. A sua área de investigação é a histologia e paleobiologia de dinossauros. 

É colaborador do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED.

laboratorio@alt-shn.org

Aline M. Ghilardi

Investigadora Associada

É Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSCar e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma universidade. Obteve o seu Doutoramento em Geologia no ano de 2015 pela UFRJ e foi professora de Paleontologia e Geologia na UFPE entre 2016 e 2017.

 Atualmente, é investigadora associada do Laboratório de Paleoecologia e Paleoicnologia da UFSCar, onde desenvolve seu projeto de pós-doutoramento.

O seu projeto de investigação atual foca-se em pegadas de ornitísquios do Cretácico brasileiro.

 Trabalha também como produtora de conteúdo e consultora técnico-científica nas áreas de educação, museus, cinema e televisão, além de ter experiência com consultoria paleontológica em obras de construção civil e mineração.

Graça Ramalheiro

Preparadora

Com grande experiência na preparação de fósseis do Jurássico Superior de Portugal, tem igualmente participado em várias escavações paleontológicas levadas a cabo pela SHN.

Graça Ramalheiro é ainda responsável pela Segurança e Saúde no LPP.

Filippo Bertozzo

Investigador Associado

Filippo Bertozzo é estudante de doutoramentoo na Queen's University Belfast (Irlanda do Norte). Fez a sua Licenciatura na Universidade de Bolonha (Itália), com uma tese sobre o ornitópode Ouranosaurus nigeriensis. Realizou o seu mestrado na Universidade de Bonn (Alemanha) sobre a histologia dos ossos pneumáticos de dinossauros saurópodes. O seu projeto de doutoramento tem como objetivo revisar as paleopatologias em dinossauros ornitópodes, avaliando novas metodologias para a sua análise. Os seus interesses são paleobiologia e paleopatologia de dinossauros, evolução e sistemática de ornitópodes e visualização e análise de dados em 3D.

Leonardo Melo Carneiro

Investigador Associado

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Geociências (Modalidade Sedimentar e Ambiental) pela mesma Instituição de Ensino Superior. Trabalha na área da evolução, sistemática e paleobiogeografia de Methateria do Cretácico Superior e Paleogeno, estando neste momento a realizar o doutoramento sobre sistemática filogenética e paleobiogeografia de Methateria (Programa de pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Investigador Associado da SHN desde 2012, com a qual colabora desde que participou no Programa Ciência sem Fronteiras no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Lisboa.

Edgar Mulder

Investigador Associado

O Edgar é aluno de mestrado na Universidade de Utrecht, na Holanda,  seguidor do programa "Earth, Life and Climate". Juntou-se a nós nas  últimas temporadas de trabalho de campo e fez sua tese de bacharelado  sobre novos materiais fósseis da mina de carvão de  Guimarota. Tem experiência na análise de dados obtidos através de  vários métodos de digitalização e análises de imagens 3D.

Tito Aureliano

Investigador Associado

Licenciado em Geologia pela UFPE, estando a realizar o Mestrado em Geociências pela Unicamp.

 Investigador associado do Laboratório de Paleoecologia e Paleoicnologia da UFSCar, onde desenvolve projetos com fósseis de dinossauros.

O seu projeto de pesquisa atual foca-se na histologia de dinossauros.

 Trabalha também como produtor de conteúdo audiovisual e literárico, e consultor técnico-científico nas áreas de educação, museus, cinema e televisão, além de ter experiência com consultoria geológica e paleontológica em obras de mineração, petróleo e argila.

José Joaquim dos Santos

Colector de Fósseis

Recolheu, durante 20 anos, uma importante colecção paleontológica que integrou o acervo da SHN. Tem dado apoio à inventariação das jazidas paleontológicas por si identificadas, ao longo da costa da Região Oeste de Portugal

Projetos

Dinossauros de Portugal

Preparação de Fósseis

Colecção Paleontológica

bottom of page