Siga-nos em:

facebook.png
twitter.png
ECP LOGO 2 colour.png
naturalGis.png
Digiterra.png

Parcerias

Untitled-8.png
ACR.png
poligono.png

Mecenas

Patrocínios

Apoios

Sep.png
Pedro.png
Trimble.png
exercito.png
Lantastic.png
camara.png
marco.png

Proteção de Dados

Proteção de Cookies

Termos e Condições

Política de Privacidade

© 2019 by SHN - Sociedade de História Natural

Todos os direitos reservados

Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia

Sobre o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia

O Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural (SHN) possui as competências técnicas e científicas adequadas para a investigação e gestão de património paleontológico. Este laboratório, para além de contar com uma equipa de investigadores associados e investigadores efectivos, nacionais e internacionais, proporciona aos seus sócios a possibilidade de lidar de perto com o manuseamento, tratamento, preparação e gestão de colecções de fósseis que compõem o seu acervo, nomeadamente animais que viveram durante o período Jurássico, tais como dinossauros, tartarugas, crocodilos, répteis voadores, entre outros. Aliadas a estas actividades, uma produtiva actividade de campo tem assinalado um conjunto de novas jazidas contendo restos osteológicos de dinossauros.

Nos últimos anos temos vindo a efectuar as seguintes acções:

- Preparação do acervo paleontológico;

- Acondicionamento e conservação do acervo paleontológico;

- Inventariação e catalogação dos espécimes que integram colecção;

- Estudo e publicação de espécimes pertencentes à colecção paleontológica em revistas científicas internacionais;

 

- Escavações paleontológicas no Jurássico superior da região, enquadradas em projectos de investigação ou em acções de minimização/mitigação de impactos e avaliações sobre jazidas em perigo de destruição;

 

- Inventariação de jazidas. As numerosas ocorrências de fósseis, em particular dinossauros, no Jurássico superior da região, obrigam-nos a uma constante actualização de dados, tendo para efeito sido criado o Projecto SIGAP, que não só a procede à georeferenciação das inúmeras jazidas com vertebrados fósseis, e a sua futura disponibilização no âmbito da gestão e ordenamento do território, bem como abrange uma potencial fonte de dados para a criação de modelos tafonómicos; 

 

- Monitorização de jazidas. Dos vários tipos de dados obtidos pelo Projecto SIGAP, inclui-se a criação de modelos erosivos e impactos da acção humana sobre as respectivas jazidas, resultando assim no planeamento de acções de salvaguarda e minimização/mitigação sobre as mesmas, resultando frequentemente em escavações paleontológicas de diagnóstico ou de emergência;

 

 - Prospecção sistemática, com a finalidade de descobrir novos dinossauros e outros vertebrados fósseis...

Equipa

Bruno Camilo Silva

Director do LPP

Curador da Colecção de Paleontologia de Vertebrados da SHN. Tem coordenado nos ultimos 15 anos várias campanhas paleontológicas no Jurássico Superior da região Oeste de Portugal. A sua área de investigação é a histologia e paleobiologia de dinossauros. 

É colaborador do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED.

laboratorio@alt-shn.org

Leonardo Melo Carneiro

Investigador Associado

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Geociências (Modalidade Sedimentar e Ambiental) pela mesma Instituição de Ensino Superior. Trabalha na área da evolução, sistemática e paleobiogeografia de Methateria do Cretácico Superior e Paleogeno, estando neste momento a realizar o doutoramento sobre sistemática filogenética e paleobiogeografia de Methateria (Programa de pós-Graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Investigador Associado da SHN desde 2012, com a qual colabora desde que participou no Programa Ciência sem Fronteiras no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Lisboa.

Ivan Gromicho

Ilustrador Científico

Realizou o Mestrado em Ilustração Científica no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. O seu projecto final versou sobre a representação e reconstituição de vertebrados fósseis do Jurássico Superior Português, na sua maioria da colecção paleontológica da SHN. Autor de várias ilustrações para artigos científicos, teses de doutoramento e livros, foi igualmente responsável pelas ilustrações de várias exposições em museus, destacando-se a exposição "Dinossauros que viveram na nossa terra", na evocação do 15º aniversário da SHN.

Joana Ferreira

Preparadora e Conservadora

Joana Ferreira é Licenciada em Conservação e Restauro pela Universidade de Lisboa e tem um mestrado em Paleontologia pela mesma universidade e pela Universidade de Évora. Nos últimos anos tem trabalhado como preparadora e conservadora na Unidade de Geoconservação e Restauro Paleontológico da SHN.

Graça Ramalheiro

Preparadora

Com grande experiência na preparação de fósseis do Jurássico Superior de Portugal, tem igualmente participado em várias escavações paleontológicas levadas a cabo pela SHN.

Graça Ramalheiro é ainda responsável pela Segurança e Saúde no LPP.

José Joaquim dos Santos

Colector de Fósseis

Recolheu, durante 20 anos, uma importante colecção paleontológica que integrou o acervo da SHN. Tem dado apoio à inventariação das jazidas paleontológicas por si identificadas, ao longo da costa da Região Oeste de Portugal

Filippo Bertozzo

Investigador Associado

Filippo Bertozzo é estudante de doutoramentoo na Queen's University Belfast (Irlanda do Norte). Fez a sua Licenciatura na Universidade de Bolonha (Itália), com uma tese sobre o ornitópode Ouranosaurus nigeriensis. Realizou o seu mestrado na Universidade de Bonn (Alemanha) sobre a histologia dos ossos pneumáticos de dinossauros saurópodes. O seu projeto de doutoramento tem como objetivo revisar as paleopatologias em dinossauros ornitópodes, avaliando novas metodologias para a sua análise. Os seus interesses são paleobiologia e paleopatologia de dinossauros, evolução e sistemática de ornitópodes e visualização e análise de dados em 3D.

Aline M. Ghilardi

Investigadora Associada

É Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSCar e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma universidade. Obteve o seu Doutoramento em Geologia no ano de 2015 pela UFRJ e foi professora de Paleontologia e Geologia na UFPE entre 2016 e 2017.

 Atualmente, é investigadora associada do Laboratório de Paleoecologia e Paleoicnologia da UFSCar, onde desenvolve seu projeto de pós-doutoramento.

O seu projeto de investigação atual foca-se em pegadas de ornitísquios do Cretácico brasileiro.

 Trabalha também como produtora de conteúdo e consultora técnico-científica nas áreas de educação, museus, cinema e televisão, além de ter experiência com consultoria paleontológica em obras de construção civil e mineração.

Francisco Ortega Coloma

Investigador Efectivo

Doutor em Ciências Biológicas (Universidade Autonoma de Madrid).

Docente na UNED (Departamento de Física Matemática y de Fluidos, Facultad de Ciencias), Madrid. As suas linhas de investigação abarcam as seguintes áreas: Paleontología, Paleozoologia, Sistemática Filogenética, Paleoecologia, Paleobiogeografia, Crocodylomorpha e Dinosauria (aves incluidas) do Jurássico Superior e Cretácico da Península Ibérica.

É membro do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED.

Pedro Mocho

Investigador Efectivo

Bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na Universidad Autónoma de Madrid. Desenvolve a sua tese sobre a filogenia de dinossauros saurópodes do Jurássico Superior de Portugal. É colaborador do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED (Madrid).

pmocho.paleolab@alt-shn.org

Edgar Antunes

Sócio/Voluntário

Estudante de geologia no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem colaborado no LPP-SHN na área da preparação de fósseis, tendo igualmente experiencia como monitor de exposições de paleontologia.

João Reis

Sócio/Voluntário

Estudante de Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, colabora com o LPP-SHN desde 2010. A sua área de interesse científico foca-se no registo icnológico de dinossauros do mesozóico de Portugal. Tem participado em inumeras escavações paleontológicas levadas a cabo pelo LPP-SHN, no Jurássico Superior da região Oeste de Portugal.

Tito Aureliano

Investigador Associado

Licenciado em Geologia pela UFPE, estando a realizar o Mestrado em Geociências pela Unicamp.

 Investigador associado do Laboratório de Paleoecologia e Paleoicnologia da UFSCar, onde desenvolve projetos com fósseis de dinossauros.

O seu projeto de pesquisa atual foca-se na histologia de dinossauros.

 Trabalha também como produtor de conteúdo audiovisual e literárico, e consultor técnico-científico nas áreas de educação, museus, cinema e televisão, além de ter experiência com consultoria geológica e paleontológica em obras de mineração, petróleo e argila.

Elisabete Malafaia

Investigadora Associada

Especializada no estudo de dinossauros terópodes não avianos da Bacia Lusitânica. Actualmente desenvolve a sua tese de doutoramento sobre terópodes Allosauroides do Jurássico Superior Ibérico. Tem participado em numerosas escavações paleontológicas e em projectos museográficos como o do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

Adán Pérez-Garcia

Investigador Efectivo

Doutor em Ciências Geológicas pela Universidad Complutense de Madrid, é especializado no registo fóssil das tartarugas mesozóicas ibéricas. Tem participado em numerosas escavações paleontológicas levadas a cabo pelo Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia da SHN, sendo autor dos principais trabalhos recentes sobre tartarugas fósseis portuguesas.

Fernando Escaso Santos

Investigador Efectivo

Doutorando em Ciências Biológicas na Universidade Autonoma de Madrid. Docente Departamento de Física Matemática y de FluidosFacultad de Ciencias – UNED.

As suas principais linhas de investigação são: Paleontologia, Sistemática filogenética, Paleoecologia, Paleobiogeografia e Dinosauria (principalmente Ornithischia) do
Jurássico Superior e Cretácico da Península Ibérica. É membro do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED.

Rui Lino

Preparador e Conservador

Preparador de fósseis com quase duas décadas de experiência. Tem desenvolvidos trabalhos de preparação de fósseis não só na colecção paleontológica da SHN, mas igualmente a execução de réplicas de dinossauros na Holanda.

Cristiana Esteves

Sócia/Voluntária

Estudante de Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, colabora com o LPP-SHN desde 2010. A sua área de interesse científico passa pela micropaleontologia (pólens e invertebrados). Tem desenvolvido no LPP-SHN trabalhos de preparação de fósseis de vertebrados e como monitora de acções de divulgação científica sobre a geologia do Jurássico Superior de Torres Vedras.

Projetos

Dinossauros de Portugal

Preparação de Fósseis

Colecção Paleontológica