top of page
DSC04786.JPG

Sobre a Sociedade de História Natural

Fundada a 18 de março de 1998, a Sociedade de História Natural é uma organização científica sem fins lucrativos, sediada em Torres Vedras (Portugal), que tem como objetivo a promoção do património paleontológico e geológico. Desenvolve trabalhos de investigação paleontológica, em particular vertebrados fósseis, e outras iniciativas no domínio da investigação científica e atividades pedagógicas, nomeadamente na área da educação para a GeoPaleontologia.

A Sociedade de História Natural assume-se como uma entidade vocacionada para a gestão do património paleontológico e geo-histórico, tendo ao seu cuidado uma das maiores coleções paleontológicas do país, composta por fósseis de vertebrados e invertebrados do Jurássico Superior. Fazem ainda parte dos seus objetivos Estatutários a criação e gestão de um Museu Paleontológico.

Órgãos Sociais

Os Órgãos Sociais são compostos por 12 elementos, eleitos a cada 2 anos, consubstanciando três órgãos sociais - a Direção, O Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia Geral. A Assembleia Geral é o órgão soberano à qual a Direção tem de reportar todas as decisões estratégicas. O Conselho Científico tem poderes específicos paralelos aos dos órgãos sociais, que lhe são atribuídos nos Estatutos.

DSC00843.JPG
DSC04786.JPG

Áreas Departamentais

A prossecução dos objetivos estatutários da SHN estruturam-se em torno dos Departamentos que ficam sob responsabilidade dos respetivos diretores, designados pela Direção Executiva do Conselho Científico, ficando sob supervisão deste, em parceria com os restantes corpos sociais. São eles a Biblioteca Leonel Trindade, o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia, o Departamento de Informação Geográfica, o Departamento de Educação e Formação e o Departamento de Marketing e Media. Novos Departamentos poderão ser criados, caso sejam apresentados projetos e objetivos que assim o justifiquem.

DSC04807.JPG

Associados

De acordo com os Estatutos, a Sociedade de História Natural distingue quatro categorias de associados:

  • Efetivos (na posse de todos os direitos);

  • Investigadores Efetivos (na posse de todos os direitos);

  • Investigadores Associados (investigadores externos, que ao fim de 4 anos poderão requerer estatuto de Investigador Efetivo, após avaliação pelo CC e Direção. Estão obrigados a cumprir com os Estatutos e Regulamentos Internos, mas sem direito a voto e a pertencer a órgãos sociais);

  • Sócios Honorários (pessoas ou entidades coletivas que se destaquem pelo apoio à Instituição ou pela relevância das suas ações nos campos próprios à SHN (com direito a voto na Assembleia - Geral).

Órgãos Científicos

Todos os projetos e iniciativas científicas propostas por qualquer Sócio, Departamento ou pela Direção, só avança para fase de execução se for aprovado pelo Conselho Científico.

DSC04835.JPG

Instalações

A SHN dispõe de três instalações independentes, financiadas através de mecenato, apoios privados e públicos. A Biblioteca (que também funciona como sede) fica na cidade de Torres Vedras e conta com uma área de 60m2. O Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia encontra-se no Polígono Industrial do Alto do Ameal, a 5km de Torres Vedras, e conta com uma área de 120m2. Finalmente, a área de armazenamento da coleção, também situada no referido Polígono Industrial, que ocupa uma área de 180m2.

49043085_10218431838693029_6221515360982

Órgãos Sociais Biénio 2021-2023

Direcção

Presidente: Bruno Camilo Silva

Secretária: Carla Silva

Tesoureira: Graça Ramalheiro

Vogal: Gonçalo Prista

Vogal: Corina Melo

Vogais Co-adjuvantes

Luís Reis
Jorge Fonseca

Associados

Presidente: Pedro Formosinho Sanchez
Vice - Presidente: Gonçalo Gomes
Secretária: Mariana Branco

Conselho Fiscal

Presidente: André Mano
Vice-Presidente: António Marçal
Secretário: Ana Duarte

Direcção Executiva do Conselho Científico

Bruno Camilo Silva
(Director do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia)


André Mano
(Director do Departamento de Informação Geográfica)


Corina Melo
(Directora do Departamento de Educação e Formação)


Anabela Vieira
(Director da Biblioteca)

Conselho Científico

Presidente: Filippo Bertozzo

bottom of page