Sobre a Sociedade de História Natural

Fundada a 18 de março de 1998, a Sociedade de História Natural é uma organização científica sem fins lucrativos, sediada em Torres Vedras (Portugal), que tem como objetivo a promoção do património paleontológico e geológico. Desenvolve trabalhos de investigação paleontológica, em particular vertebrados fósseis, e outras iniciativas no domínio da investigação científica e atividades pedagógicas, nomeadamente na área da educação para a GeoPaleontologia.
A Sociedade de História Natural assume-se como uma entidade vocacionada para a gestão do património paleontológico e geo-histórico, tendo ao seu cuidado uma das maiores coleções paleontológicas do país, composta por fósseis de vertebrados e invertebrados do Jurássico Superior. Fazem ainda parte dos seus objetivos Estatutários a criação e gestão de um Museu Paleontológico.
Órgãos Sociais
Os Órgãos Sociais são compostos por 12 elementos, eleitos a cada 2 anos, consubstanciando três órgãos sociais - a Direção, O Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia Geral. A Assembleia Geral é o órgão soberano à qual a Direção tem de reportar todas as decisões estratégicas. O Conselho Científico tem poderes específicos paralelos aos dos órgãos sociais, que lhe são atribuídos nos Estatutos.


Órgãos Científicos
Todos os projetos e iniciativas científicas propostas por qualquer Sócio, Departamento ou pela Direção, só avança para fase de execução se for aprovado pelo Conselho Científico.
Áreas Departamentais
A prossecução dos objetivos estatutários da SHN estruturam-se em torno dos Departamentos que ficam sob responsabilidade dos respetivos diretores, designados pela Direção Executiva do Conselho Científico, ficando sob supervisão deste, em parceria com os restantes corpos sociais. São eles a Biblioteca Leonel Trindade, o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia, o Departamento de Informação Geográfica, o Departamento de Educação e Formação e o Departamento de Marketing e Media. Novos Departamentos poderão ser criados, caso sejam apresentados projetos e objetivos que assim o justifiquem.


Associados
De acordo com os Estatutos, a Sociedade de História Natural distingue quatro categorias de associados:
-
Efetivos (na posse de todos os direitos);
-
Investigadores Efetivos (na posse de todos os direitos);
-
Investigadores Associados (investigadores externos, que ao fim de 4 anos poderão requerer estatuto de Investigador Efetivo, após avaliação pelo CC e Direção. Estão obrigados a cumprir com os Estatutos e Regulamentos Internos, mas sem direito a voto e a pertencer a órgãos sociais);
-
Sócios Honorários (pessoas ou entidades coletivas que se destaquem pelo apoio à Instituição ou pela relevância das suas ações nos campos próprios à SHN (com direito a voto na Assembleia - Geral).
Instalações
A SHN dispõe de três instalações independentes, financiadas através de mecenato, apoios privados e públicos. A Biblioteca (que também funciona como sede) fica na cidade de Torres Vedras e conta com uma área de 60m2. O Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia encontra-se no Polígono Industrial do Alto do Ameal, a 5km de Torres Vedras, e conta com uma área de 120m2. Finalmente, a área de armazenamento da coleção, também situada no referido Polígono Industrial, que ocupa uma área de 180m2.

Órgãos Sociais Biénio 2021-2023
Direcção
Presidente: Bruno Camilo Silva
Secretária: Carla Silva
Tesoureira: Graça Ramalheiro
Vogal: Gonçalo Prista
Vogal: Corina Melo
Vogais Co-adjuvantes
Luís Reis
Jorge Fonseca
Conselho Científico
Presidente: Filippo Bertozzo
Associados
Presidente: Pedro Formosinho Sanchez
Vice - Presidente: Gonçalo Gomes
Secretária: Mariana Branco
Conselho Fiscal
Presidente: André Mano
Vice-Presidente: António Marçal
Secretário: Ana Duarte
Direcção Executiva do Conselho Científico
Bruno Camilo Silva
(Director do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia)
André Mano
(Director do Departamento de Informação Geográfica)
Corina Melo
(Directora do Departamento de Educação e Formação)
Anabela Vieira
(Director da Biblioteca)