top of page

Descoberto ninho com ovos de dinossauros Jurássicos na Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras

  • ge0843
  • 14 de jan.
  • 1 min de leitura

Foi descoberto um pequeno ninho com cerca de 10 ovos de dinossauros do Jurássico Superior (aprox. 150 milhões de anos) nas arribas da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. A descoberta foi feita por investigadores do Ci2Paleo da Sociedade de História Natural de Torres Vedras, durante trabalhos de prospeção paleontológica.


Os ovos, preservados em três dimensões e organizados de forma natural, não resultam de transporte por água, sugerindo uma postura original, possivelmente na margem de um rio. As observações preliminares indicam que a maioria das crias terá eclodido, podendo ainda existir vestígios de embriões no interior.


Pelas características das cascas, os investigadores admitem que se trate de um dinossauro carnívoro. O bloco será estudado com tomografia computorizada e análise microscópica das cascas. Portugal destaca-se como um dos poucos locais do mundo com ninhos e ovos de dinossauros do Jurássico Superior!


Imagem 1: Pormenor das cascas de ovos fossilizadas, preservadas tridimensionalmente no sedimento, com identificação dos fragmentos em estudo.


Imagem 2: Análise preliminar do bloco com ovos de dinossauro do Jurássico Superior, utilizando iluminação e ampliação digital em laboratório.


Crédito das imagens: Verena Fuchs/SHN

 
 
 

Comentários


bottom of page